Marcus Lucenna interpreta Luiz Gonzaga em musical sobre o Rei do Baião

Marcus-lucenna-interpreta-Luiz-Gonzaga

Marcus Lucenna interpreta Luiz Gonzaga

Marcus Lucenna interpreta Luiz Gonzaga no novo musical sobre o Rei do Baião que estreia nesta sexta-feira (9/8) na Estação Ferroviária de Miguel Pereira (RJ), às 21h30, dentro da programação que marca os 30 anos do seu falecimento – completados no último dia 2 de agosto. Com entrada franca, o espetáculo “Gonzagão – O menino que virou rei” intercala teatro, cordel e música para apresentar a trajetória do pernambucano de Exu que levou o forró para o Brasil e o mundo, tornando-se um dos mais celebres artistas brasileiros.

Além de Marcus Lucenna, que vive Luiz Gonzaga no período do seu sucesso até sua morte, o elenco é formado por cantores, atores, dançarinos e cidadãos do município de Miguel Pereira, cuja história tem forte ligação com a figura de Luiz Gonzaga. Então distrito de Vassouras, Miguel Pereira foi escolhido pelo artista como refúgio da rotina atribulada de shows. Na localidade, o forrozeiro adquiriu a fazenda batizada de Asa Branca, título de um dos seus maiores sucessos.

Além de reviver toda a trajetória artística e de vida de Luiz Gonzaga, o espetáculo joga luz em características da região e estórias vividas ali, que foram parar nas letras de alguns dos seus maiores sucessos. São encenados, por exemplo, o episódio da partilha do boi com a comunidade local, presente em “Boi Bumbá”; e o forro da casa do Zé Nabo, o segundo prefeito do recém-emancipado município de Miguel Pereira, cantado em “Forró de Cabo a Rabo”. Também entram no espetáculo a canção “Vassouras”, uma homenagem de Gonzagão à região e ao seu clima com propriedades terapêuticas.

Com direção geral de Andreia Lopez, o espetáculo conta com a participação especial do músico e produtor Daniel Gonzaga, neto do Rei do Baião, e sua filha Alice, que juntos cantam “Asa Branca”. Sob a direção musical de Susi Peres, 11 cantores e instrumentistas, incluindo ela, executam as canções ao vivo. Patrícia Kauffman assina a direção de arte, e Daniela Sanchez, o design de luz.

SAIBA MAIS SOBRE MARCUS LUCENNA, O INTÉRPRETE DE GONZAGÃO

Marcus Lucenna

Marcus Lucenna

Poeta-cantador, membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) e ferrenho defensor da cultura popular nordestina, Marcus Lucenna é representante dos músicos no Fórum Forró de Raiz RJ. Em 2019, está completando 30 anos de carreira musical, que teve início com seu primeiro LP (Cantolínia Psicordélica), lançado em 1989, pela Polygram, uma das maiores gravadoras à época. De lá para cá, lançou 15 álbuns e apresentou-se em diversos estados do país, compartilhando palco com músicos como Fagner, Elba Ramalho, Ednardo, Geraldo Azevedo e Tânia Alves.

Natural de Mossoró (RN) radicado no Rio de Janeiro, ocupou por 6 anos o cargo de gestor do Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas do Rio de Janeiro, a Feira de São Cristóvão. Na sua militância em favor da cultura nordestina no Rio, destacou-se não só por impedir que a Feira fosse retirada do bairro por força da especulação imobiliária, como liderou o movimento que a levou para dentro do Pavilhão de São Cristóvão, onde está localizada até hoje. Seu mais recente álbum (“Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz”) celebra seus 30 anos de carreira e presta reverência ao Rei do Baião, cuja morte também completou três décadas em 2019.

SERVIÇO
Espetáculo musical “Gonzagão – O menino que virou rei”
Dia 9/8/2019 – 21h30
Pátio da Estação Ferroviária de Miguel Pereira/RJ
Entrada franca
Classificação: Livre

FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO GERAL: Andreia Lopez
DIREÇÃO DE ARTE: Patrícia Kauffman
DIREÇÃO MUSICAL: Susi Peres
DESIGNER DE LUZ: Daniela Sanchez
DANÇARINOS: Rachel Sadala, Filipe Borsoi, Fillipe Gaia e Laís de Paula
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL: Daniel Gonzaga e Alice Gonzaga
ATORES: Luis Lopes e Bento Sudá
CANTORES: Bruno Macedo, Carol Lippi, Cláudio Roberto, Fábio Eduardo, Marcus Lucenna, Olaci Junior, Paulo Lira e Susi Peres
TRIO: Guilherme Lopes (sanfona), Vinicius Madeira (zabumba) e Armando Suca (triângulo)