Marcus Lucenna lança livro na Flicepe, em Miguel Pereira

Marcus-Lucenna-na-Corte-do-Rei-Luiz-livro

Livro Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz

O cantor e compositor Marcus Lucenna participa neste sábado (21/9) da 9ª edição da Flicepe Tinguá, festa literária da escola CEPE, em Miguel Pereira, no Centro Sul-Fluminense, que começa nesta quinta e se estende até sábado. O artista lança às 13h, na Estação Jardins da Tinguá (Rua Mancala, 9), o livro “Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz”, pela editora Queima Bucha, em evento com bate-papo com o público. A entrada é franca.

Na obra, o forrozeiro e membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC) revisita suas trajetórias artística e pessoal, que se cruzam com episódios e figuras marcantes da história do forró. Começa pela infância e adolescência em Mossoró (RN), passa pela chegada ao Rio, em 1977, aos 16 anos, e chega à sua ascensão profissional na Cidade Maravilhosa.

O livro também aborda as suas relações com personalidades do meio musical e da sociedade carioca e a sua militância em favor da cultura popular nordestina na cidade, incluindo a campanha pela permanência do Centro de Tradições Nordestinas carioca (Feira de São Cristóvão) no bairro de mesmo nome, assim como sua transferência para o pavilhão onde funciona até hoje.

O resultado é uma narrativa repleta de estórias curiosas, muitas delas ausentes das biografias de grandes nomes como Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a quem Marcus conheceu em um showmício em Mossoró; Zé do Norte, o autor da canção “Mulher Rendeira”, mundialmente conhecida por ter sido trilha sonora do filme “O Cangaceiro”, Melhor Filme de Aventura do Festival de Cannes de 1953; e Jaguar, o editor dO Pasquim, jornal que lhe prestou os primeiros louros da carreira.

O título do livro é o mesmo do seu mais recente álbum, lançado em comemoração aos seus 30 anos de carreira, iniciada em 1989, quando lançou seu primeiro LP (Cantolínia Psicordélica), pela Polygram, uma das maiores gravadoras à época. De lá para cá o artista acumula 15 álbuns e uma trajetória de shows em diversos estados do país, compartilhando palco com músicos como Fagner, Elba Ramalho, Ednardo, Geraldo Azevedo e Tânia Alves.

SERVIÇO
Flicepe Tinguá
Lançamento do livro “Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz”
Bate-papo com o autor Marcus Lucenna
13h – Estação Jardins da Tinguá
Rua Mancala, 9 – Centro – Miguel Pereira
Entrada franca

Marcus Lucenna na Corte do Rei Luiz
Editora Queima Bucha
245 páginas
R$ 24,99
Livro disponível na Amazon: Clique aqui.